Os 10 mandamentos da mulher contemporânea

por Dado Salem
ilustrações Maria Eugênia




1) Busque um trabalho que goste: Por mais que pesquisas apontem que quando somos remunerados por uma atividade ela tende a perder um pouco do seu encanto, ainda é melhor do que sermos obrigados a fazer uma coisa que não gostamos. Além disso, quando escolhemos um trabalho que nos dá prazer, quebramos a dicotomia entre trabalho e vida pessoal.




2) Não se sinta culpada: é praticamente impossível entregar bem em todas as esferas: trabalho, filhos, casa, marido, si mesma, amigos, etc. Hoje muitas mulheres vivem essa situação, você não é a única. Aceite suas limitações. Se sentir culpada não resolve nada e só atrapalha.



3) Aprenda a priorizar: tem momentos que um filho está precisando de mais atenção, em outros é o trabalho, o marido, a casa que precisa de uma reorganização, ou mesmo você que precisa se cuidar, tirar uma semana, se afastar de tudo para recarregar as baterias. É fundamental esse discernimento.



4) Tente criar na sua casa uma estrutura inteligente: faça combinados com seu marido, busque ajudantes eficientes e faça acertos que funcionem para os dois lados, tendo assim pessoas que te ajudem e trabalhem satisfeitas.



5) Peça ajuda para a familia: a maior parte das executivas bem sucedidas contam com apoio da familia, o que é um ganho também para os filhos.



6) Pense em você: mesmo que esteja completamente sobrecarregada, tente se colocar em primeiro lugar. Sua saúde, o descanso, os prazeres, a beleza, o esporte (melhor fazer 30 minutos de exercício por dia que não fazer nada). Acredite, isso vai facilitar muito a relação com todas as questões e pessoas à sua volta.



7) Crie uma logistica estratégica: escola da criança, clube, casa, trabalho, tudo tem que estar o mais próximo possível. A vida nas metropoles não permite fazer escolhas sem considerar essa questão.



8) Compartilhe e se interesse pelas histórias e momentos de vida de todos dentro de casa: Assim vai ser mais facil dar e obter apoio e tolerância nos momentos de maior necessidade.



9) Aprenda a dizer não: Não para o marido, para o cliente, para o patrão, para os filhos e principalmente para suas cobranças internas.



10) Divirta-se: no trabalho, com os amigos, com sua familia, com seus filhos, com seu marido, essa é sua vida e tem que valer a pena.

Um comentário:

  1. Se não recarregarmos nossa bateria...nos mesmos vamos sentir uma especie de frustração!

    ResponderExcluir