Os quatro caminhos

Por Hamilton (Mestre Regente da Sociedade Taoista do Brasil)
Junho 2014



Nos tratados taoistas mais antigos encontramos um conceito interessante para verificarmos o caminho que estamos seguindo. Esse conceito é chamado Quatro Caminhos.


1- O primeiro caminho é chamado de Boa Fortuna, também traduzido de sorte ou Caminho Certo. Este acontece quando suas qualidades pessoais estão de acordo com o ambiente e com as pessoas. Todos são beneficiados pela sua presença, pela sua qualidade ou pelos resultados daquele encontro. Uma mãe se sente afortunada ao ver o seu filho, assim como alguém que está perdido se sente beneficiado ao encontrar um orientador. Quando tudo flui é a Boa Fortuna ou o Caminho Certo da vida, pois todos são beneficiados.


2- O segundo caminho é chamado de Infortúnio, também traduzido como azar ou Caminho Errado. Este acontece quando existe uma perda (de tempo, de família, saúde, dinheiro, amizade, etc.). Geralmente esse caminho acontece quando não exercemos nossa qualidade ou exercemos no local errado ou para pessoas que não vão se beneficiar. Quando existe desgaste é o Infortúnio, pois alguém será subtraído.

3- O terceiro caminho é o da tomada de Consciência, também chamado de Arrependimento. Este acontece quando percebemos nosso erro e tentamos retornar ao Caminho Certo. Este caminho é o momento em que desejamos afastar o Infortúnio ou os hábitos errados, assim como nossos conceitos que aprisionam a mente ou a conduta. Quando percebemos a realidade ao redor ou a conduta interna é a Tomada de Consciência, pois é quando trabalhamos nossas amarras mentais.


4- O quarto caminho é o da Ignorância, também chamado de Humilhação. Este acontece quando não tomamos consciência da vida e de nossa conduta, colhendo o fruto dos erros ou das escolhas que tomamos. Aquele que não deseja reciclar seus valores ou seu comportamento acaba se tornando obsoleto dentro da vida. Quando criamos expectativas ilusórias ou caminhamos sem reciclar a mente, chamamos de Caminho da Ignorância.


Ao observar o momento que está vivendo ou qual decisão tomar, experimente se certificar qual desses caminhos está seguindo ou qual atitude ou decisão parece mais de acordo com sua natureza.


Provavelmente será mais fácil escolher o caminho rumo à Boa Fortuna.







Nenhum comentário:

Postar um comentário