Estresse no trabalho pode tirar até 3 anos de vida

Você pode estar se matando de tanto trabalhar, literalmente. Estudo feito por pesquisadores de Harvard e Stanford identifica que o estresse no trabalho tende a encurtar a vida.



Work Stress Can Shave Up To 3 Years Off Your Life, Study Finds
por Ann Brenoff
traduzido por Dado Salem
The Huffington Post
Out/2015

Você está se "matando" de tanto trabalhar? Acontece que isso pode ser realmente uma verdade. Um estudo (*) de pesquisadores da Harvard e Stanford calculou quantos anos o estresse no trabalho pode encurtar a vida: 3 (três), dependendo da raça, sexo e nível educacional.

Os pesquisadores consideram este o primeiro estudo que identifica a influência do local de trabalho na expectativa de vida, e o discriminam por raça, gênero e nível educacional.

Os sujeitos do estudo foram divididos em 18 grupos diferentes, por raça, educação e sexo. Dez fatores do local de trabalho foram considerados entre eles, desemprego, demissões, ausência de seguro de saúde, trabalho por turnos, longas jornadas de trabalho, segurança no trabalho e desequilíbrio no eixo trabalho-família.

Pessoas com menor escolaridade tem maior probabilidade de acabar em postos de trabalho com práticas pouco saudáveis, segundo o estudo. As pessoas com os maior escolaridade foram menos afetados pelo estresse no trabalho do que aqueles com menos anos de estudo, diz a pesquisa.

Raça e gênero também importam. Negros e hispânicos perderam mais anos de vida por causa do trabalho em todas as categorias de educação e de gênero. As mulheres geralmente se saíram melhor do que os homens, com exceção de mulheres hispânicas com alta escolaridade, que perderam significativamente mais tempo de vida para as condições de trabalho do que os homens hispânicos com o mesmo grau de instrução.

Em todos os grupos, o medo do desemprego, demissões e falta de seguro saúde foram os fatores que exerceram as maiores influências. As pessoas sem seguro saúde são menos propensas a fazer exames preventivos e consultar médicos quando se sentem mal. Aqueles com menor escolaridade são mais propensos a costumes insalubres, incluindo o tabagismo, falta de exercício e má alimentação.

Administrar o stress é a chave para reverter estes resultados.

(*) Exposure To Harmful Workplace Practices Could Account For Inequality In Life Spans Across Different Demographic Groups. Health Affairs October 2015 34:101761-1768


Nenhum comentário:

Postar um comentário