Um plano de aposentadoria com mais satisfação

por Carl Richards
NY Times
Dezembro 2016
Traduzido por Dado Salem




O conceito de aposentadoria, como o entendemos hoje, está completamente desatualizado.

Espere um minuto, eu disse completamente desatualizado? Quero dizer completamente, ridiculamente, totalmente, absurdamente desatualizado. Não foi uma boa ideia quando Otto von Bismarck, chanceler da Alemanha, o preparou, e certamente não é uma boa idéia agora.

Em 1881, Bismarck projetou um plano para a aposentadoria, na esperança de neutralizar uma ameaça de marxistas, que estavam ganhando popularidade em toda a Europa. O plano foi realizado em 1891 com a idade inicialmente fixada em 70; Ele foi reduzido para 65 em 1916. Na época, a maioria dos aposentados em potencial estariam mortos aos 65. Política inteligente naquela época, talvez, mas certamente má política agora. Se você chegar a 65 hoje, de acordo com a Seguridade Social norteamericana, você tem uma expectativa de vida de mais 20 anos. Mas não podemos culpar Bismarck por não ter pensado o sufuciente, isso foi há 135 anos!

Hoje, a noção antiga de aposentadoria se transformou no seguinte: Trabalhe por 40-50 anos. Em seguida, faça uma festa, compre um bom presente para vc mesmo, vá para a praia sentar-se em uma cadeira reclinável com uma agua de côco nas mãos, em baixo do guarda-sol e prepare-se para emocionantes 20 anos ou mais de golfe.

A menos que você realmente goste de golfe, não deve se surpreender que um estudo constatou que a aposentadoria aumenta as chances de sofrer de depressão em cerca de 40 por cento, e de ter pelo menos uma doença física diagnosticada em 60 por cento. Tenho certeza de que muitos de vocês estão balançando a cabeça de acordo.

Em todos os meus anos de trabalho com clientes, só posso pensar em duas pessoas que queriam se aposentar no sentido tradicional. Mesmo assim, ambos permaneceram profundamente empenhados em fazer trabalho voluntário, mais ou menos em tempo integral, ao longo de sua aposentadoria. Então, eu trabalhei com precisamente zero indivíduos que passou de trabalho em tempo integral para lazer em tempo integral aos 65 anos.

O que tenho visto mais e mais são pessoas planejando criativamente para outras opções mais tarde na vida. Muitas vezes envolve uma redução de escala, ou até mesmo mudar carreira em torno dos 55 ou 60 anos, mas ainda trabalhando por mais 15-20 anos.

Meu amigo Bill, por exemplo, trabalhava na emergência de um hospital e amava seu trabalho. Mas com cinquenta e tantos anos, não conseguia mais suportar a intensidade do trabalho. Ele reduziu seus turnos e começou a dar mais aulas na faculdade de medicina.

Jill, uma agente de viagens corporativas odiava seu trabalho, mas não achava que pudesse se aposentar pelo menos nos próximos 10 anos. Ao invés de reclamar até sua festa de aposentadoria, ela começou a procurar outras opções. Ela encontrou um emprego que pagava muito menos, mas era suficiente para cobrir suas despesas. Ela está desfrutando seu trabalho, sendo ativa e contribuindo para o mundo. Apesar dela não estar poupando nada, sua conta de aposentadoria está crescendo praticamente intocada. Isso é o que se chama uma situação ganha-ganha.

Se você puder encontrar uma maneira de estender sua vida profissional por uma década ou mais, mesmo com um trabalho de meio período, você dá à sua conta de aposentadoria que muito mais tempo para crescer. Em muitos casos, eu vi pessoas se aposentarem de trabalhos que odiavam uma década ou mais antes do que eles imaginavam financeiramente possível. A renda de um trabalho significativo era suficiente para cobrir suas despesas. Muitas vezes, essas pessoas não conseguem manter poupando para a aposentadoria, mas eles também não precisam gastar suas reservas. Não subestime o efeito de mais uma década de juros composto naquele momento de sua vida. É um excelente negócio.

A verdadeira cereja no bolo é esta: Se você perceber que não vai se aposentar, então talvez você não precise continuar executando num trabalho que está lentamente te enlouquecendo. Para muitas pessoas, a aposentadoria é a luz no fim de um túnel escuro e profundo chamado de carreira. Então, o que aconteceria se mudássemos o paradigma e o objetivo final não fosse parar de fazer um tipo de trabalho chato, mas começar a fazer o tipo de trabalho que goste? Imagine como isso é libertador!

Ou talvez a tão esperada festa de aposentadoria, a agua de côco e o guarda-sol na praia sejam suficientes para manter você satisfeito por 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário