A crise dos 50 - profissionais experientes em transição de carreira


por Dado Salem

                                                                                         ilustração Maria Eugenia



Ao redor dos 50 anos, executivos experientes e bem sucedidos podem viver uma transição forçada em suas carreiras, desafio para o qual, em geral, não se preparam. Nesse momento, a vida tende a fazer com que se deixe de trabalhar para os outros e se comece a trabalhar para si mesmo, como consultor ou empreendedor.


As empresas não adimitem, mas costumam ter pouco interesse nos profissionais dessa idade por considerá-los:

-       defasados tecnologicamente;
-       mais caros que executivos jovens;
-       inflexíveis (especialmente aqueles que fizeram longa carreira numa única empresa);
-       acomodados e pouco ousados;
-       difíceis de reportar a chefes mais jovens;
-       físicamente envelhecidos.

Como lidar com essa situação? O que fazer caso isso aconteça?

Aqui vão algumas recomendações:


1) Faça de sua idade um ativo:
a.    Aos 50 anos você ja viu muita coisa e com isso tem maior capacidade não só de identificar os pontos críticos de um negócio, como tambem de resolver e antever problemas rapidamente. Você sabe o que funciona e o que não funciona
b.    Sua expêriencia faz com que saiba refletir melhor e tomar decisões acertadas
c.    Sabe formar uma equipe e fazê-la desempenhar.

2) Identifique seu setor de interesse (algo relacionado às suas habilidades, ao que você gosta e onde sua experiência pode ser aproveitada).

3) Tenha claro seus potenciais e quais necessidades desse setor você pode atender. Ilustre isso com histórias de sucesso.

4) Prepare um bom currículo focado nesse segmento e elabore sua história de saída (relacionando razões que não reflitam negativamente em sua carreira).

5) Faça uma lista de 20 ou 30 empresas. Considere empresas menores. As grandes empresas preenchem internamente 90% das vagas e costumam levar mais de 9 meses para tomar uma decisão de contratação. No Brasil existem 40 vezes mais empresas pequenas e médias do que grandes (IBGE, 2009), além disso, elas tomam decisões de contratação mais rápidas.

6) Faça um bom network. 75% das vagas são preenchidas por meio dessa atividade. Tenha conselheiros, fale com ex-chefes, colegas e consultores independentes. Identifique os profissionais em cargo de responsabilidade nas empresas alvo e procure contatá-los.

7) Em reuniões de cerca de 30 minutos cite brevemente sua história de saída, seu objetivo profissional (foque principalmente nisso) e peça conselhos, não um emprego.

8) Procure fazer consultoria no setor de interesse. Isso fortalece seu currículo, melhora seu network, gera uma entrada de recursos importante, demonstra ao mercado o seu valor, aumenta sua auto-estima, além de muitas vezes poder se tornar uma contratação.

9) Cuide da forma fisica. Não precisa ser um atleta, basta estar ok. Estar fora de forma transmite idéia de pessoa lenta, burocrática, desatualizada, ultrapassada, etc.

10) Atualize-se tecnologicamente. Faça seu perfil no Linkedin. Cada vez mais empresas usam esse canal como fonte de profissionais.

11)  Em entrevistas de emprego demonstre flexibilidade de adaptação a novas situações e culturas, demonstre que pode trabalhar com chefes mais jovens, seja flexível com relação a remuneração (fixo menor com variavel maior, o torna mais competitivo), demonstre atitude empreendedora (que sabe fazer muito com pouco).

12) Se está há muito tempo sem propostas, considere tornar-se um consultor ou montar seu proprio negócio.

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