currículo





















Dado Salem 

Um dos pioneiros da Psicologia Econômica no Brasil.

Trabalha há 20 anos com empresas familiares gerindo questões complexas e sensíveis  envolvendo famílias e negócios. Sênior Advisor da Cambridge Family Enterprise Group.

Facilitador do curso Families in Business em Harvard (2016 e 2017). 

Intensa atuação em aconselhamento de carreiras, atendeu mais de 600 clientes de empresas como Apple, AMBEV, Africa, Bradesco, Carrefour, Cielo, Dell, Ford, Folha de SP, GE, Globo, Hay Group, IBM, Iguatemi, Itaú, JWThompson, KPMG, Microsoft, Mitsubishi, Nike, Pactual, Pão de Açúcar, Pepsico, RedBull, Santander, Suzano, Unilever, Votorantim, WWF, entre outras. 



Formação

Diploma in Social Construction 
– Taos Institute/USA - (2018  *em andamento)  
Mediador de Conflitos – INSTITUTO FAMILIAE (2009 – 2010)
Mestre em Psicologia Clínica – PUC-SP (2003 - 2006)
Especialista em Psicologia do Desenvolvimento – PUC-SP COGEAE (1999 - 2001)
Bacharel em Ciências Econômicas – FAAP (1986 - 1990)



Formação Complementar

Conselheiro de Administração - IBGC (2016)
Guide to Irrational Behaviour - Duke University (2013)
Governança Corporativa em Empresas Familiares - IBGC (2011)
Facilitação Sistêmica de Diálogos – Multiversa-RJ/Moiru-Arg. (2010 - 2011)
Psicanálise e Psicologia Econômica – PUC-SP COGEAE (2009)
Famílias Reconstituídas – Soc. Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) (2007)
Diagnóstico: Avaliação Psiquiátrica e Psicológica – SBPA/AJB (2003)
Gestão Estratégica de Negócios – FGV (2000)
Introdução aos Dilemas da Filosofia – CEBRAP (2000)
Produtos Derivativos e Outras Operações – ANDIMA (1993)





Palestras

A Psicodinâmica das Empresas Familiares - Faculdade de Psicologia - PUC-SP, 2014

A Complexa Philia dos Negócios Familiares - VI Congresso Latino Americano de Psicologia Junguiana - Florianópolis, Brasil, 2012

Estudos sobre Psicologia Econômica – V Congresso Latino Americano de Psicologia Jungiana – Santiago, Chile, 2009

Psicologia Econômica – Faculdade de Psicologia – PUC-SP, 2009

Uma Leitura Simbólica do Espírito Empreendedor – Simpósio do Nucleo de Estudos Junguianos – PUC-SP, 2008

Paideia e o Desenvolvimento dos Potenciais Naturais do Indivíduo – IV Congresso Latino Americano de Psicologia Junguiana – Punta del Este, Uruguai, 2006




Publicações



ADIQUIRIR UM EXEMPLAR



AS ORELHAS DO REI MIDAS

Livro de Dado Salem e Vicktor Salis

É sabido que tudo o que Midas tocava se transformava em ouro. O que quase ninguém sabe é que Midas termina o mito com orelhas de burro. Na antiguidade Midas era sinônimo de um idiota. Hoje em dia ser considerado um Midas se tornou um elogio. Os autores fazem um balanço histórico mostrando como essa transformação cultural ocorreu e apontam algumas consequências desse fenômeno.

Índice:

introdução: sobre os mitos, o imaginário e a realidade
capitulo 1: uma breve história da ganância
capitulo 2: o narcisismo como valor cultural do homem ocidental
capitulo 3: as orelhas do rei Midas
capitulo 4: o mal estar da civilização prometeica do sec. XXI