Epimeteu e a caixa de Pandora

Por Dado Salem
Fevereiro 2020

Os ensinamentos da Mitologia Grega sobre as pessoas que primeiro fazem e depois pensam

                                                            Ilustração: Giulio Bonasone

É bom ter cuidado com esses tipos que costumam falar antes e pensar depois.

Na mitologia grega, um dos mais perfeitos compêndios da psicologia humana, há uma figura justamente com essa característica: Epimeteu.

Epimeteu era irmão de Prometeu, aquele que roubou o fogo dos Deuses e deu aos homens. Os nomes deles dizem muito. Prometeu vem de pro, antes de, e methos, observar, pensar, ou seja, é aquele que reflete antes de agir. Epimeteu é o oposto. Epi, significa depois de, trata-se portanto daquele primeiro fala e age e depois pensa.

Zeus queria se vingar de Prometeu e castigar os homens por terem roubado o fogo dos Deuses. O que ele fez? Usou Hermes para apresentar Pandora, a primeira e lindíssima mulher, para se casar com Epimeteu. Ele aceitou no ato. Junto com ela veio como presente a famosa Caixa de Pandora onde estavam trancadas uma infinidade de calamidades e misérias. Epimeteu abriu a caixa e todos os males acabaram se espalhando pelo mundo. Na caixa só sobrou a esperança.

Esse jeito Epimeteu de ser, impulsivo, “fala e depois pensa”, era considerado responsável por uma série problemas e desgraças. O que a mitologia grega nos ensina é ter cuidado com esse tipo de gente. Não espere coisa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário