Fórmula infalível para vencer na vida

Por Dado Salem
Março 2020


Em primeiro lugar procure um ambiente fértil. Um espaço onde você pode aprender uma coisa que te interessa. Não importa o assunto. Onde estão as melhores pessoas dessa área? Pode ser a música, o esporte, medicina, engenharia, letras, artes… Se aproxime dessas pessoas. Onde elas moram? por onde andam? onde trabalham? de quais feiras e congressos participam? que bares frequentam? Não é necessário ter dinheiro. Peça emprego como garçom ou garçonete mas fique perto dessas pessoas. Em pouco tempo estará amigo delas. Quer trabalhar no mercado financeiro? Peça emprego como officeboy na melhor instituição do ramo.

Estude, leia tudo a respeito desse tema. Procure no Youtube, Instagram e pela internet em geral, há muita informação gratuita. Quais autores os especialistas recomendam? Em quais jornais publicam? Leia-os. Siga essa gente nas Mídias Sociais.

Pratique. Dedique seu tempo ao assunto que te interessa. Aprofunde-se nele. Treine como um atleta, mas com inteligência para não exagerar e cansar.


Misture isso com lazer. Se relacione com as pessoas desse setor. Como vocês se interessam pelo mesmo assunto, terão conversas ricas, criarão vínculos afetivos profundos e verdadeiros. Irão às mesmas festas e jantares. Você passou a fazer parte do grupo.

Uma das coisas mais importantes nesse processo é a paciência e a perseverança. Essa trajetória não é uma corrida de 100 metros, é uma Maratona. É a escalada de uma montanha. Não adianta ter pressa. O que vai fazer você persistir nesse dificil caminho é o seu coração. É dele que brotam os sentimentos que garantem, apesar das dificuldades, que você está no caminho certo e não vai desistir.

Preste atenção nas suas falhas e evolua. Melhor ainda é prestar atenção nos erros dos outros. Não para criticá-los, mas para aprender com eles e evitar fazer o mesmo e sofrer as consequências.

Aprenda a trabalhar em equipe. Colabore com os outros. Faça as coisas acontecerem promovendo a felicidade à sua volta. Todos vão querer trabalhar com você e vão te elogiar até quando você não estiver por perto.

Sua dedicação misturada ao amor pelo assunto é infalível. Vai dar coisa boa. É questão de tempo para você ser reconhecido.

Encontre seu lugar nesse espaço e ocupe ele. Não busque ser o que não é. Não tente ocupar um lugar que não é o seu. Não se preocupe com as conquistas externas. O foco é dar expressão aos seus talentos internos. Cada pessoa é diferente, o sucesso é realizar plenamente seus talentos sendo a pessoa que nasceu para ser.

Um dos maiores erros que cometemos é usar o enriquecimento como métrica de sucesso. Pior ainda é focar no enriquecimento como meta principal. Nada contra o enriquecimento. Ele pode acontecer naturalmente como decorrência do reconhecimento pelo seu bom trabalho. Esse é saudável e criativo.

Quando perceber que aprendeu seu ofício passe também a ensinar. Assim você contribui com os mais jovens e mantem a chama acesa, devolvendo para o coletivo e deixando a terra fértil para os que virão.

Esse impulso pelo crescimento existe dentro de todo ser humano, por isso existe dentro de você também. Era chamado na grécia antiga por Eros. Ao mesmo tempo amor e tesão.

Foque nisso, você se tornará um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário