Intervalo - como tirar proveito da quarentena

Por Dado Salem
Março 2020



Estamos diante de um bloqueio. Fomos obrigados a uma parada forçada por fatores que estão além do nosso controle. Não é momento propício para qualquer iniciativa. É hora de descansar e fazer trabalhos internos, coisas simples como cuidar da casa, cozinhar, lavar pratos, ficar com a família, ler, assistir filmes… É também um excelente momento para refletir sobre nossa propria vida.

É como se um tempo do jogo tivesse terminado, um intervalo para descansar e refletir. Já vivemos muito e temos muito a viver. Daqui a pouco retomaremos. Mas de que forma?

Como foi sua vida até aqui? O que deu certo e o que não está funcionando? A coisa mais importante do intervalo é arrumar o que não está bom. É uma tarefa difícil mas fundamental se quisermos uma vida melhor. É hora de resolver problemas antigos, desavenças, ressentimentos, pedras que estão há tempos no sapato nos incomodando. Pare de remoer o passado. Resolva esse problema de uma vez por todas que a vida ficará mais leve e o futuro se abrirá com mais clareza.

O que te aborrece e o que te faz feliz? Se continuar nesse caminho considerando as etapas a viver, lá na frente, no final, quando olhar para trás estará satisfeito com a vida que teve? Se a resposta for sim… é só seguir adiante.

Agora, se a resposta for não… é uma boa oportunidade para mudar.

Quais são as coisas que realmente importam e fazem sentido para você? O que resta resolver? Qual é a vida que gostaria de ter? O que precisa fazer para vivê-la? Quais são os obstáculos? Qual a melhor forma de contorná-los? É hora de ser fiel a você mesmo, de deixar de lado os modelos impostos pela coletividade, pela cultura de nossa época, os ideais de sucesso e fazer algo que seja realmente significativo e preencha sua alma.

Um dos benefícios de uma reflexão profunda é perceber coisas que antes não vislumbravamos. Aproveitar essa pausa, encara-las de frente e ver as coisas de maneira diferente. Mudar é o grande climax do intervalo. É como se você conquistasse a chance de nascer de novo!

Para preparar o retorno um bom planejamento é de grande utilidade. Ele ajuda a evitar dificuldades desnecessárias lá na frente. Dar passos irrefletidos ao tomar uma decisão importante não costuma funcionar bem.

O intervalo chegará ao fim e a vida aos poucos retomará seu ritmo normal. Você vai pensar em deixar essa idéia de lado e voltar à vida de sempre, dá menos trabalho. Mas se alguma coisa tiver realmente mudado dentro de você, apesar do medo e das incertezas, vai ser difícil voltar ao que era antes. Pode ser a última chance de fazer uma mudança importante. Se você deixar aquilo que não faz mais sentido para trás, uma nova perspectiva de vida vai se abrir.

No final você vai se lembrar dessa quarentena com a certeza de que ela valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário