Decisões de carreira em tempos voláteis e incertos

 Por Dado Salem

Abril 2023

O que vale mais a pena, seguir uma carreira que paga bem ou uma que esteja mais alinhada com seus valores e interesses? E o que fazer em tempos voláteis e incertos?



A Psicologia Econômica é um campo interdisciplinar que explora a interseção entre Economia e Psicologia e examina, por exemplo, o desenvolvimento de carreira, particularmente em termos de como tomamos decisões sobre nossas carreiras e como essas decisões afetam resultados econômicos e satisfação.

Um dos estudos mais recentes nesse campo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Wisconsin e publicado no Journal of Applied Psychology - "Making a Good Decision: The Relationship Between Decision Quality, Career Decision Self-Efficacy, and Postdecisional Affective States" por Amber N. Gaffney, Leigh Plunkett Tost, e Kristin D. Neff. O estudo examinou a relação entre a tomada de decisões de carreira e os resultados econômicos, observando especificamente os fatores que influenciam as decisões dos indivíduos de seguir carreiras em áreas com altos salários versus áreas que se alinham com seus interesses e valores pessoais.

O estudo descobriu que os indivíduos que priorizam seus interesses e valores pessoais ao tomar decisões de carreira tendem a ter maior satisfação no trabalho e maior sucesso na carreira a longo prazo. No entanto, aqueles que priorizam ganhar um salário alto no início de suas carreiras podem experimentar um aumento de ganhos de curto prazo, mas são mais propensos a se sentiram insatisfeitos com o trabalho ao longo do tempo.

Essas descobertas sugerem que os indivíduos que adotam uma abordagem mais holística para a tomada de decisões de carreira, considerando seus interesses pessoais têm maior probabilidade de alcançar sucesso e satisfação profissional a longo prazo. Isso é consistente com pesquisas anteriores na área, que mostraram que indivíduos intrinsecamente motivados por seu trabalho tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos no longo prazo.

Outro estudo recente publicado no Journal of Occupational and Organizational Psychology - "Career Adaptability and Its Association with Career Success in Volatile and Uncertain Economic Environments" - Feirong Yuan, Xiuyan Guo, e Xiaohong Xu, analisou a relação entre a adaptabilidade e o sucesso na carreira. A adaptabilidade de carreira refere-se à capacidade de um indivíduo de navegar em ambientes instáveis, como mercados de trabalho em transformação ou que exijam uma constante evolução de conhecimentos e habilidades. O estudo descobriu que indivíduos com níveis mais altos de adaptabilidade tendem a ter maior sucesso na carreira, incluindo salários mais altos, promoções e satisfação no trabalho.

Essas descobertas destacam a importância de desenvolver a adaptabilidade de carreira, particularmente no mercado de trabalho em rápida mudança que temos hoje. Isso pode envolver uma abordagem proativa para buscar novas oportunidades de aprendizado e estar sempre aberto a novos caminhos.

No geral, os estudos sugerem que os indivíduos que adotam uma abordagem holística para a tomada de decisões de carreira, priorizando interesses pessoais e que desenvolvem habilidades de adaptabilidade de carreira, têm maior probabilidade de experimentar uma carreira de longo prazo com sucesso e satisfação. À medida que o mercado de trabalho continua a evoluir e se tornar mais complexo, essas habilidades e estratégias se tornarão cada vez mais importantes.


2 comentários:

  1. Perfeito, Dado! Esse tem sido o pressuposto do meu trabalho, desde o início da minha carreira. Os resultados das pesquisas que você indicou reforçam isso. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário aparece aqui como anônimo, então não consigo dar uma resposta mais pessoal, mas faz muito bem... importante não se desconectar de si mesma e estar sempre aberta ao novo! Vamos em frente!

      Excluir