Como fazer uma mudança de carreira?

Por Dado Salem
Dezembro 2022



Até o início dos anos 1990 quem mudava de carreira, ou mesmo de empresa, era visto como uma pessoa problemática, desajustada. Depois da revolução da Internet e da Sociedade em Rede, dos trabalhos flexíveis e globalizados, as mudanças de carreira são cada vez mais comuns. Quem não muda ao menos de empresa algumas vezes, é considerado(a) engessado(a), cabeça dura, sem capacidade de adaptação às mudanças, etc. Se você está pensando em fazer uma transição de carreira, que é uma coisa mais complexa, aqui vão algumas dicas.

Toda mudança começa com um fim, com a saída de uma situação conhecida, por isso tendemos a ficar com medo, perdidos, com sentimento de vazio... mas depois uma coisa nova inicia.

A primeira coisa a fazer é identificar suas habilidades e interesses. Quais são seus talentos e o que você gosta de fazer? O que você mais valoriza no seu trabalho e o que o(a) motiva? Existem setores ou atividades que se alinham com suas habilidades e paixões?

Depois de ter uma ideia geral do tipo de trabalho que você gostaria de fazer, a próxima etapa é começar a aprender mais sobre ele ou sobre o setor específico em que está interessado(a). Você pode conversar com pessoas que trabalham na área, perguntar como é o dia a dia delas, o que há de bom e de ruim, pedir conselhos sobre o caminho a seguir, os conhecimentos e pré requisitos como formação ou experiência. Outra maneira é fazer uma pesquisa online, isso pode dar uma visão geral dessa carreira. Os anúncios de empregos, por exemplo, mostram o que os empregadores procuram nos candidatos. Isso pode ajudar a entender as habilidades, qualificações e experiências específicas que normalmente são necessárias para esse trabalho.

É importante ser realista sobre os desafios que você enfrentará ao fazer uma mudança de carreira. Por exemplo, você provavelmente precisará começar num nível mais baixo do que na sua carreira anterior. Também pode levar algum tempo para construir uma rede de relacionamentos. Isso geralmente é feito participando de eventos e congressos do setor, se filiando a organizações e associações relacionadas à carreira desejada, se conectando com pessoas nas mídias sociais. O LinkedIn é uma plataforma particularmente boa para networking, pois foi projetada especificamente para isso.

É preciso também ter criatividade. Por exemplo, se você é advogado(a) e quer trabalhar em Marketing, pode tentar uma colocação na área jurídica de uma empresa que seja centrada em MKT. Paralelamente, estudar o tema, ir construindo relações e se preparando até conseguir mudar para sua área de interesse dentro da empresa.

Fazer uma mudança de carreira é um processo difícil, mas também pode ser muito gratificante. É como experimentar uma nova identidade. Se você está empenhado(a) em fazer uma mudança, não tenha medo de correr riscos e se expor. Com dedicação, empenho e perseverança pra não desistir diante dos inevitáveis obstáculos do caminho, você poderá ter sucesso na sua nova carreira.

Ter um aconselhamento quando saímos de uma situação clara e certa para outra obscura e incerta é muito útil. Nos ajuda lidar com os desafios e complexidades de uma jornada de transição. Se quiser posso te orientar e dar o apoio necessário.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário