Sexual Economics

por Dado Salem
                                                                        imagem vista no Instagram
                 

Uma matéria que a princípio pode parecer machista e tendenciosa, tem despertado curiosidade no mundo acadêmico. São estudos feitos por instituições renomadas e que permeiam a antropologia, sociologia, psicologia e até a medicina. Essa nova área do conhecimento chama-se Sexual Economics.


Talvez seja a teoria sobre sexo menos romântica de todas. Em poucas palavras, ela parte do princípio que o sexo pode ser considerado uma coisa preciosa que as mulheres possuem e que os homens estão dispostos a oferecer recursos, de diversos tipos, para obtê-lo.

As mulheres são as donas do sexo. Elas decidem quando, onde, com quem, e de que forma o sexo ocorrerá. Os recursos masculinos podem ser afetivos, promessas de compromisso, companhia ou até mesmo financeiros. Deste ponto de vista, as mulheres querem que o valor do sexo seja o mais alto possível e os homens, o mais baixo. As mulheres procuram obter tais recursos antes do ato e o objetivo dos homens é ter sexo sem precisar dá-los em troca.

Por quê alguns pesquisadores consideram o sexo uma propriedade das mulheres? Uma série de estudos comprovam essa tese. Num deles, homens e mulheres foram questionados sobre o número adequado de encontros para que um casal transe pela primeira vez. Em geral, para os homens esse número é a metade do que as mulheres esperam.

Essa observação levou cientistas a pesquisarem quem tem mais vontade de sexo, homens ou mulheres? Depois de ler mais de 250 de artigos científicos a respeito dos desejos e comportamentos sexuais de homens e mulheres, Kathleen Vohs, professora da Universidade de Minnesota, dividiu os trabalhos em categorias. Frequência de fantasias sexuais, número ideal de parceiros, frequência de masturbação, etc. Após intensa investigação, a pesquisadora identificou a evidência inquestionável de que homens querem mais sexo que as mulheres.

Essa descoberta permitiu compreender de que forma homens e mulheres entram numa relação que pode se tornar sexual. Existe uma teoria econômica chamada Princípio do Menor Interesse, que expressa que quando duas partes participam de uma negociação, a menos interessada no resultado tem maior poder de barganha. Então, tendo em vista que os homens desejam mais sexo que as mulheres, cabe a elas o maior poder.

Segundo esse ponto de vista, a imagem acima, que vi recentemente no Instagram, faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário