2as feiras são boas para alguma coisa afinal: cirurgias.


Monday is good for something after all: surgery.
por Dan Ariely
www.danariely.com
tradução Dado Salem



Talvez você já tenha ouvido o conselho para evitar hospitais nas férias por conta das legiões de médicos recém-formados que podem matá-lo pela inexperiência. Até o momento a alegação, embora plausível, permanece sem fundamento. No entanto, um estudo recente mostrando uma variação na mortalidade após cirurgias dependendo do dia da semana em que foram realizadas, parece mais consistente.

De acordo com um relatório publicado no British Medical Journal, o risco de morte após uma cirurgia não emergencial é menor às segundas-feiras (1%), e sobe a cada dia da semana. As pessoas que têm a cirurgia na sexta-feira têm 44% mais chances de morrer do que aqueles que são operados na segunda-feira (a taxa aumenta de 1% para 1,44%). A notícia é ainda pior para as pessoas que sofrem cirurgia nos fins de semana, quando o risco de morte por complicações sobe 82% comparado com a segunda-feira (a taxa aumenta para 1,82%).

Pesquisadores acreditam que uma explicação para isso é o alto risco relativo ao período de 48 horas após cirurgias, quando as pessoas estão em maior risco de complicações, como sangramento e infecção pós-operatória. As pessoas que têm a cirurgia no final da semana podem não ter pronto acesso a cuidados, tendo em vista que menos médicos e enfermeiros trabalham nos fins de semana do que durante a semana.

É importante notar que o risco ainda é baixo (em torno de 1,82%). Dito isto, obviamente não deveria haver uma variação tão notável na mortalidade com base no dia da semana em que a cirurgia é agendada. Uma solução para isso pode ser realizar cirurgias de alto risco no início da semana e as de menor risco no final da semana. Isso somado com esforços para educar os pacientes sobre como reconhecer sinais de que precisam procurar um médico, talvez possa equilibrar as estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário