Perfil profissional e signo astrológico

por Isabel Kopschitz
O Globo
2012

São muitas as tipologias aplicadas ao mundo corporativo. A mais aceita é o MTBI, baseada no trabalho dos tipos psicológicos de C.G. Jung. A Astrologia, apesar de ainda não ter encontrado fundamento científico, não deve ser desconsiderada. Mesmo que você não acredite em astrologia, vale a pena dar uma olhada no perfil de cada signo do zodíaco e checar se tem a ver com você.






Não importa se você está procurando emprego ou buscando ascensão na empresa ou organização onde está. A astrologia pode ser uma boa ferramenta de autoconhecimento e de descoberta de aptidões naturais e potencialidades, segundo alguns consultores.

- A astrologia pode ser importante para as empresas. Fazer o mapa dos funcionários pode ajudar, inclusive, a posicioná-los na função mais adequada, que seja mais coerente com sua essência - diz Vera Gomes, psicanalista e astróloga.

Mesmo que você não acredite em astrologia, vale a pena dar uma conferida no perfil de cada signo do zodíaco. Afinal, em alguns países - como a China - recrutadores chegam ao ponto até de rejeitar ou dar preferência a candidatos a empregos, tendo por base a posição dos planetas no momento do nascimento.

Abaixo, o perfil profissional de cada signo:

Áries (21 de março-19 de abril) - Como tem uma energia de busca de identidade e de afirmação muito forte, apresentam grande criatividade, independência e autonomia. São bastante competitivos e são líderes natos. Com forte espírito empreendedor, são desbravadores e pioneiros. São bons para solucionar problemas e não são do tipo que se contenta em ficar todos os dias atrás de uma mesa, das 9h às 17h. Dinheiro nenhum o compensaria por estar preso a um trabalho rotineiro.

São movidos por obter uma posição valorizada, para satisfazer suas tendências competitivas. Têm necessidade de novos e desafiantes projetos. Tipicamente, gostam de ter um senso de responsabilidade e precisam se sentir necessários. Preferem trabalhar sozinhos ou à frente de pessoas menos experientes.

Touro (20 de abril-20 de maio) - São muito ligados ao valor, especialmente daquilo que produzem. Podem trabalhar incansavelmente, mas, se perceberem que não são valorizados ou bem pagos, desistem e procuram outro emprego. São leais, trabalhadores sensatos e metódicos, do tipo que segue os projetos passo a passo, até o fim. Normalmente são muito cuidadosos e um pouco lentos, mas sempre terminam o que começam.

Não são muito maleáveis. Se têm de trabalhar em um ambiente caótico, não serão felizes e se comportarão como crianças teimosas. Eles podem reagir assim também se tiverem de trabalhar rodeados de pessoas ignorantes ou se tiverem um trabalho onde não há potencial óbvio de crescimento. Eles querem ganhos materiais, aumentos de salário e mais poder. Possuem grande capacidade produtiva e talento estético.

Gêmeos (21 de maio-20 de junho) - Têm grande capacidade para transmitir conhecimentos, comunicar-se, negociar e se articular com as pessoas. Possuem grande agilidade, versatilidade e curiosidade. Costumam ser profissionais perspicazes, que captam rapidamente informações. A troca de informações, para o geminiano, é muito importante. Precisam conviver com diversidade de assuntos e de espaços e têm boa capacidade de realizar e desenvolver várias atividades ao mesmo tempo.

Podem ter dificuldades em se concentrar em uma única coisa por longos períodos de tempo. Eles florescem com interação social . É natural encontrá-los circulando de mesa em mesa, conversando e fofocando. Eles são muito persuasivos, adoram negociar e conseguem realizar o melhor negócio para todos os envolvidos. Seu humor pode flutuar amplamente, bem como sua produtividade. Precisam de novos e frequentes estímulos.

Câncer (21 de junho-22 de julho) - Extremamente sensíveis, sentem primeiro, para depois realizar. Possuem um forte instinto assistencial: gostam de cuidar das pessoas. Sua percepção e intuição são fortes. Para o canceriano, o trabalho não é uma forma de satisfazer o ego, apenas um meio de ganhar a vida. Eles são trabalhadores estáveis. Sua motivação é a segurança. Quanto mais tempo permanecem em um emprego, mais reconhecimento financeiro desejam. Como não querem se preocupar sobre como se sustentarão amanhã, precisam de uma posição estável, sem muito risco.

Leão (23 de julho-22 de agosto) - Quem é deste signo de fogo possui grande autonomia e independência, além de um talento artístico nato. Precisam sentir que no local de trabalho também se divertem, têm alegria. Costumam ser bons gestores: são bons líderes e têm grande poder de comunicação. Apreciam improviso, especulações e riscos. Leoninos precisam se sentir especiais, precisam ser reconhecidos. Costumam ser generosos e carinhosos, mas, se notam que não são reconhecidos, podem demonstrar agressividade.

Mesmo se não puderem liderar, eles procurarão cada oportunidade para aumentar seu próprio status. Desejam tanto progredir que costumam tomar mais responsabilidades e se sobrecarregando. Além disso, sabem se autopromover, contando seus “feitos” a colegas e superiores. Muito vaidosos, demonstram sua coragem em situações complicadas.

Virgem (23 de agosto-22 de setembro) - São extremamente trabalhadores. Equilíbrio e autoestima estão diretamente ligados à sua ocupação profissional. Possuem mentes privilegiadas, analíticas. Têm grande capacidade de organização, de sistematizar processos, bem como grande talento para coisas práticas e para a área de saúde. São detalhistas, críticos e perfeccionistas. Uma de suas maiores motivações é servir aos outros.

Eles se contentam com um trabalho duro, básico e honesto. Seu contentamento, porém, não é sempre aparente, pois muitas vezes reclamam. São francos e honestos e não medem as palavras quando acham que algo não está certo. De certa forma, adoram se preocupar. Precisam de projetos detalhados e cheios de minúcias, e apreciam reconhecimento.

Libra (23 de setembro-22 de outubro) - Focados em relacionamentos e comunicação, são ligados à arte e à estética. Extremamente justos, atuam muito bem em grupo e têm forte habilidade para lidar com o público, além de um forte senso de justiça. Precisam de harmonia e equilíbrio. Se estão fazendo um trabalho de equipe, por exemplo, consideram muito importante que as pessoas estejam em sintonia e com os mesmos objetivos. Idealizam demais.

Detalhistas e dedicados, têm natureza sensível. Gerentes e colegas acham-nos às vezes difíceis de lidar. Num dia, o libriano pode parecer ser o mais brilhante, dedicado e ambicioso funcionário que existe. No dia seguinte, pode estar depressivo, irritado e incapaz de produzir. São capazes de ter pensamentos lógicos profundos e de avaliar todos os lados de uma situação antes de agir, pois estão entre os signos mais inteligentes. São exímios pesquisadores e mediadores. Podem atuar como mediadores de conflitos.

Escorpião (23 de outubro-21 de novembro) - São extremamente sensíveis, embora consigam nem sempre transparecer isso. Dirigem esforços para ter poder, segurança e recompensa financeira. Geralmente conseguem isso, pois têm grande habilidade de administrar recursos, sejam materiais, econômicos, físicos, emocionais e psicológicos. Por isso, costumam ser bons gestores. Sua energia de regeneração e reconstrução é muito forte. Trabalham muito bem sozinhos, em grupo ou liderando. São cautelosos, estrategistas e corajosos. Têm forte determinação.

Emanam uma autoconfiança silenciosa. Eles são autosuficientes e não dependem dos outros para se sentirem importantes. Mantêm sua vida privada separada do trabalho e assumem completa responsabilidade por seus atos e sua situação. Não se incomodam de se manifestar, quando acham que algo está errado.

Sagitário (22 de novembro-21 de dezembro) - Buscam sua identidade e realização pessoal para ampliar seus horizontes intelectuais e compreender a natureza humana. Têm ótima expressão verbal e se comunicam muito bem. Têm visão de longo alcance. Têm talento enorme para comunicação e propagação de novas ideias. Necessitam de expansão, de prestígio. Sempre têm ideias para implementar algum projeto. Acreditam na prosperidade, na esperança, no otimismo. Precisam ter liberdade no trabalho, inclusive para “fugir” de vez em quando. Têm necessidade grande de sucesso, crescimento e expansão.

Cabeças-duras e entusiasmados, estão sempre querendo ajudar. Emanam autoconfiança e encaram as tarefas como se não houvesse amanhã. Eles desejarão encampar até mesmo o mais difícil dos projetos, desde que seja suficientemente desafiante e os tire da rotina. Sua personalidade radiante e honesto entusiasmo atuam como um holofote no ambiente de trabalho - embora alguns colegas possam alimentar uma certa animosidade diante de sua arrogância e/ou extravagância. Gostam de buscar conhecimentos, de pesquisar e analisar. Não costumam cumprir ordens cegamente: precisam entender o método e a razão por trás do processo todo. Precisam de novos desafios e projetos, com frequência, para manterem-se motivados.

Capricórnio (22 de dezembro-19 de janeiro) - Precisam de milhares de projetos e de muita responsabilidade, pois têm necessidade de se sentirem úteis. São ambiciosos, de maneira velada, além de sérios e determinados. Podem arrasar até os mais duros adversários, com sua persistência. Se estabelecem uma meta, trabalham duro até o final. Capricornianos não trabalham de graça - pelo contrário, esperam ser bem pagos - e costumam ter plena consciência do seu potencial. São grandes administradores e planejadores.

Com um forte senso de dever e respeito em relação a seus superiores, é raro que eles se juntem ao grupinho para falar mal do chefe ou do “sistema”. Podem se sentir frustrados, porém, com esquemas gerenciais que desafiem o senso comum, e logo mostram um áspero e crítico senso de humor.

Aquário (20 de janeiro-18 de fevereiro) - Têm grande capacidade intelectual, criatividade e intuição. Acreditam que todos têm o poder da própria liberdade. Adoram trabalhar em grupo, têm forte instinto assistencial e possuem habilidades de antecipar tendências. Estão abertos a novidades. Não toleram injustiças no trabalho e tendem a ajudar todos a ver o lado bom de uma situação ruim.

O que quer que seja que estejam fazendo, eles o farão conscientemente. Sua inteligência e confiabilidade acabam conquistando muitos amigos. Aumentos não são tão importantes para eles quanto aprender coisas novas, ou seja, dinheiro nenhum os fará desejar permanecer numa posição estagnada.

Peixes (19 de fevereiro-20 março) - Muito sensíveis e perceptivos, têm grande capacidade de captar energias externas. Qualquer que seja a sua profissão, ela tem que satisfazê-los intimamente. Têm grande senso estético, lidam bem com imagens. Possuem forte instinto assistencial. Costumam ser funcionários leais e trabalhadores. Na função certa, são capazes de deixar seus sonhos de lado e se dedicar com afinco a um chefe ou organização/empresa.

Por outro lado, um funcionário pisciano mal aproveitado agirá como se sua baia fosse uma cela de prisão, além de ficar sonhando com seu próprio negócio ou com as próximas férias. Geralmente tímidos e introspectivos, eles mantêm sua verdadeira natureza escondida, por temer que ela não se encaixe na cultura corporativa. O que motiva um funcionário de peixes a se fixar em um lugar, além da excelência, é saber que seu trabalho repercute de forma positiva na empresa.


3 comentários:

  1. Muito mais interessante é a teoria dos eneagramas... há muitos links mas este é um bom começo http://www.ieneagrama.com.br/pg.php?pg=

    ResponderExcluir