Ter bom desempenho não é suficiente

Por Vivian Giang
Fast Company
Abril 2019
Tradução Dado Salem

A maior parte dos executivos focam em sua performance deixando de lado algo tão importante quanto: a construção de seus relacionamentos.



Na carreira crescemos chamando atenção de pessoas que estão no poder. A maioria das pessoas se concentra em construir sua reputação profissional com trabalho duro e desempenho, no entanto, infelizmente, acabam se esquecendo de construir um outro aspecto tão importante quanto… o relacionamento.

Atrair a atenção numa organização exige mais do que fazer um bom trabalho. É preciso mais do que entregar acima das expectativas e acertar consistentemente. É preciso mais do que se oferecer para trabalhar fora do seu escopo e além de suas responsabilidades.

Embora todas essas coisas gerem notas de desempenho que farão com que você seja notado e promovido, podem não ser suficientes para conquistar o próximo nível de confiança, diz Carla Harris, vice-presidente do Morgan Stanley, em seu livro Strategize to Win.

Abaixo estão dois conceitos que Harris discute em seu livro e por que a maioria das pessoas persegue um, enquanto o outro é o que realmente conta.


Notas de Desempenho

Quando você entrega acima das expectativas, sua nota sobe. Se você executar consistentemente dessa forma, acumulará notas de desempenho que destacarão seu perfil e posicionarão você para melhores atribuições e oportunidades que podem levar a promoções rapidamente. Pode até atrair um “sponsor” porque as pessoas preferem apostar suas fichas em estrelas em ascensão.

Embora as notas de desempenho sejam valiosas, elas tem retornos marginais decrescentes, escreve Harris, porque quanto melhor seu desempenho, mais você deve entregar o padrão de excelência que você criou para si mesmo. Não há fim à vista. Você tem que continuar se superando.

Ainda assim, muitas pessoas cometem o erro de pensar que, se fizerem um bom trabalho as pessoas notarão. A realidade é que um bom trabalho o colocará em uma pequena lista de nomes, diz Harris, mas o trabalho sozinho não é suficiente para alguém falar bem de você quando seu nome é comentado a portas fechadas. Para que isso aconteça, você precisa das notas relacionamento, aquelas que as pessoas focadas em notas desempenho acham que não têm tempo para investir porque estão muito ocupadas trabalhando duro.

Notas de Relacionamento

O avanço na carreira exige que alguém dê um passo à frente para te defender quando você não estiver presente. A única razão pela qual alguém fará isso é se você conseguir convencer os outros de que é uma pessoa boa de se conviver e trabalhar junto, por conta de interações positivas regulares e experiências compartilhadas.

Isso requer tempo e esforço para construir relacionamentos em redes horizontais e verticais. Requer mais do que bate-papos superficiais.

Curiosamente, muitos acreditam que seu trabalho falará por si, mas a meritocracia absoluta não existe quando seres humanos estão envolvidos, há sempre o aspecto subjetivo. Então, da próxima vez que descobrir que você passou dias trabalhando duro focado em desempenho, certifique-se de investir nos relacionamentos, eles são necessários para você seguir em frente na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário