Por quê vc escolhe determinadas marcas e produtos?

Estudo recente revela que costumamos escolher marcas e produtos por razões que nada tem a ver com a própria marca ou produto.

                 

por Christie Nicholson
Scientific American
out 2012
traduzido por Dado Salem


Você acabou de comprar um requeijão. Escolheu o pote porque sempre consumiu esse produto. Na realidade, alguma outra coisa pode ter influenciado sua escolha - o produto que você pegou provavelmente estava localizado centralmente nas prateleiras do supermercado.

Pesquisadores monitoraram os movimentos oculares de 67 individuos e perceberam que os consumidores tendem a focar nos objetos centrais, especificamente 5 segundos antes de fazer a escolha. E fazem isso para todos os tipos de produtos, de vitaminas a filmes comprados online. O estudo será publicado em dezembro de 2012 no Journal of Consumer Research.



Alem disso, os sujeitos continuaram procurando por produtos localizados no centro, mesmo que não estivessem no centro de seu campo de visão. A questão fundamental é literalmente estar no centro da prateleira como um todo.

Estudos passados mostraram que pessoas tendem a fazer diversas escolhas baseadas em localizações, como escolher o mictório central, um lugar no centro da mesa, ou mesmo itens centrais no meio de objetos arbitrários.

Os consumidores não tinham consciência de que haviam escolhido marcas localizadas no centro. Isso nos faz realizar que escolhemos marcas sem sabermos realmente o motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário