Oração ao novo carioca

O Rio de Janeiro viveu um longo processo de decadência, pautado principalmente pela grave crise sócio econômica que afligiu o país. Ao longo desse tempo, muros foram construídos, grades e câmeras instaladas e muitos cariocas abandonaram a cidade. Os que resistiram foram aprendendo a conviver com as diferenças, até que, recentemente, começou a surgir um novo carioca...

por Antonia Pellegrino
Revista Serafina
2012
visto no bRog raulmourao.com





O novo carioca é uma ideia, um desejo, um conceito criado pelo geógrafo Jailson de Souza para falar dos "riodejaneirenses" que estão reinventando a cidade. O próprio Jailson é um deles - nascido no Complexo da Maré, hoje morador do Flamengo, é doutor em sociologia da educação e fundador da ONG Observatório de Favelas.

Também é criador do Galpão Bela Maré, espaço de exibição de artes visuais em plena avenida Brasil, que teve sua primeira mostra, "Travessias", realizada no final de 2011. Como Jailson, o novo carioca se caracteriza pela mobilidade.

O novo carioca nasce como antítese ao carioca clássico, aquele sujeito dominado pela nostalgia dos anos dourados que, nas palavras do geógrafo, "viu as favelas e seus moradores como o problema da cidade e se fechou em territórios restritos, perdendo a capacidade de circular física e socialmente".

O novo carioca se tornará maioria, grita o otimismo de Jailson, pois neste ir e vir sem medo, de peito aberto, com a mão estendida para a amizade e o olhar curioso diante do outro, criam-se novas possibilidades de aprendizado e trocas mais interessantes, ousadas e divertidas do que as dos clássicos.

O novo carioca é pós-cidade partida, transtúnel, off zona sul, além-zona norte. O novo carioca se move por uma cidade integrada, não segregada. O novo carioca, segundo Jailson, "busca afirmar sua liberdade pessoal ao mesmo tempo que deseja valorizar a diferença e a importância da igualdade e da dignidade para todos os seres".

O novo carioca é um plano de ação para reinventar um Rio de Janeiro cosmopolita. O novo carioca vive o que há de melhor na cidade, na polis: a possibilidade do encontro fraterno, solidário, digno, acima de tudo humano, com os outros cidadãos do mundo urbano.

O novo carioca é a metáfora de um sujeito pronto para viver no Rio de Janeiro contemporâneo. E, para o velho carioca, aquele abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário