Pós-verdade, a palavra do ano de 2016 segundo Oxford Dictionaries

Oxforddictionaries.com
Novembro 2016
Traduzido por Dado Salem



Depois de muita discussão, debate e pesquisa, a palavra do ano de 2016 do Oxford Dictionaries é Pós-Verdade - um adjetivo definido como "relacionado ou denotando circunstâncias em que fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e crença pessoal". Por que ela foi escolhida?


O conceito de pós-verdade tem aparecido na última década, mas Oxford Dictionaries notou um pico de freqüência neste ano no contexto do referendo da União Européia no Reino Unido e nas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Pós-verdade deixou de ser um termo periférico para ser um pilar no comentário político, agora muitas vezes sendo usado por grandes publicações sem a necessidade de esclarecimento ou definição em suas manchetes.

O termo deixou de ser relativamente novo para ser amplamente compreendido ao longo de um ano - demonstrando seu impacto na consciência nacional e internacional. O conceito de pós-verdade era um chiado na década passada, mas o Oxford mostrou a palavra tendo picos de freqüência este ano no contexto do referendo Brexit no Reino Unido e nas eleições presidenciais nos EUA, e se associando esmagadoramente com um substantivo particular, na frase "política da pós-verdade".

Uma breve história da pós-verdade

A palavra composta pós-verdade exemplifica uma expansão no significado do prefixo pos - que se tornou cada vez mais proeminente nos últimos anos. Em vez de simplesmente referir-se ao tempo após uma situação ou evento específico - como no pós-guerra ou pós-graduação - o prefixo em pós-verdade tem um significado mais como "pertencer a um tempo em que o conceito especifico tornou-se sem importância ou irrelevante". Essa nuance parece ter se originado em meados do século XX, em formações como pós-nacional (1945) e pós-racial (1971).

Pós-verdade parece ter sido usado pela primeira vez neste sentido em um ensaio de 1992 pelo dramaturgo norte-americano Steve Tesich na revista The Nation. Refletindo sobre o escândalo Irã-Contra e a Guerra do Golfo Pérsico, Tesich lamentou que "nós, como povo livre, decidimos livremente que queremos viver em algum mundo pós-verdade". Há evidências de que a expressão 'pós-verdade' foi usada antes do artigo de Tesich, mas aparentemente com o significado transparente 'depois que a verdade foi conhecida', e não com a nova implicação de que a própria verdade se tornou irrelevante.

Um livro, The Post-truth Era, de Ralph Keyes foi lançado em 2004, e em 2005 o comediante americano Stephen Colbert popularizou uma palavra informal relacionada ao mesmo conceito: truthiness, definido por Oxford Dictionaries como "a qualidade de parecer ou sentir-se ser Verdadeiro, mesmo que não necessariamente verdadeiro". A pós-verdade estende essa noção de uma qualidade isolada de asserções particulares a uma característica geral de nossa era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário