Marina Silva no MIT: É hora de liderar pelo exemplo


Marina Silva foi convidada mês passado para dar uma palestra no MIT. O título que escolheu não poderia ser mais adequado: "É hora de liderar pelo exemplo". Psicologicamente, sabemos que o líder influencia toda a estrutura que comanda, seja uma empresa ou uma nação, que acaba se manifestando como uma projeção de sua psique. Nesse sentido não poderíamos estar pior. No cenário atual, das 100 maiores economias do mundo, 51 são empresas, e nelas o que prevalece (salvo raras exceções) é a busca do resultado a qualquer custo. A crise econômica internacional, deflagrada pela ganância de altos executivos, que sacrificam o amanhã pelo bônus imediato, é uma amostra do problema gerado por essa mentalidade. Localmente, a bandalheira instalada na cúpula do governo brasileiro, confirma o quanto ainda temos para evoluir. Avançamos tecnológicamente e enriquecemos muito, mas éticamente parece que estamos ainda na Idade da Pedra.

Nosso modelo de desenvolvimento econômico é insustentável e tudo que não se sustenta está fadado ao fracasso. Consumimos recursos finitos como se fossem infinitos, prejudicando nossos filhos, netos e gerações futuras.

Marina Silva é uma pessoa rara. Não está à direita e tão pouco à esquerda, está adiante. Se empenha a criar um sistema que ainda está nos seus primórdios.







Nenhum comentário:

Postar um comentário