Entrevistando a empresa para evitar arrependimentos

por Dado Salem
Fevereiro 2020




Numa entrevsita de emprego em geral há uma situação desbalanceada de poder. De um lado entrevistadores que podem decidir a contratação, de outro quem gostaria entrar naquele time. Por mais que se procure evitar, há um olhar de cima para baixo ou de baixo para cima. Os entrevistadores procuram saber a respeito das experiências, formação, perfil e se o candidato se integrará bem na organização. O profissional por sua vez tende a ficar tenso e procura fazer de tudo para causar uma boa impressão. No final invariavelmente reflete se foi bem ou não na entrevista.

O que poucos fazem é entrevistar a empresa.


Qual a história da empresa? Quem a fundou e com que objetivo? Quais os principais valores da organização? Ela os respeita ou são apenas palavras ao vento? O que dizem dela no mercado? Seus clientes estão satisfeitos? Quais notícias positivas e negativas circulam sobre ela? Como é o local de trabalho? Como as pessoas se vestem e se comportam na organização? Parecem felizes? Há um clima interno de competição ou colaboração? Há inconsistências entre o que a empresa diz e as mensagens que circulam? Como é a relação entre trabalho e vida pessoal dos funcionários? Quem são os principais executivos e acionistas? Qual é a reputação deles no mercado? Como a empresa é vista frente aos concorrentes? Quais são as forças e fraquezas da organização? Quais os principais desafios e oportunidades que ela tem pela frente? Quais são as perspectivas do setor de atuação da empresa?

Feita esta pesquisa, cabe refletir se você gostaria mesmo de participar dessa trajetória e olhando para si mesmo, refletindo sobre suas experiências, conhecimentos e habilidades, de que forma poderia contribuir para a organização?

Depois desse exercício você estará muito mais preparado para a entrevista e com uma pequena lista de perguntas a fazer. A situação de poder tende a ficar menos desequilibrada e você terá mais chance, se for contratado, de ter dado um passo acertado na sua trajetória profissional. Afinal, não são poucos os executivos que atendo que tiveram dificuldade de se adaptar a uma nova cultura ou se arrependem de terem aceito uma proposta de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário